Ouvidor - Ombudsman

 
                                                               

Benedito Domingos Mariano

Paulista natural da cidade de Bernardino de Campos, Benedito Domingos Mariano, 59 anos, é sociólogo formado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mariano possui vasta experiência e militância na defesa dos Direitos Humanos, na gestão da segurança pública e de políticas sociais. Foi o primeiro ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, ocupando o posto por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2000. Antes, atuou como diretor secretário do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e membro fundador do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Foi secretário municipal das Prefeituras de Osasco, São Bernardo do Campo e São Paulo, na área de Segurança Urbana, presidiu o Conselho Nacional de Segurança Pública e foi professor do Centro Universitário Unifeo de Osasco, nas disciplinas de Sociologia do Direito e Antropologia. Mariano foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin em 7 de fevereiro de 2018, com base na lista tríplice formulada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos - CONDEPE, para um mandato de dois anos como Ouvidor da Polícia.